O que é o Sin Moo Hapkido

 

O Hapkido é a Arte de Defesa Pessoal Coreana por excelência.
Fundado pelo Grande Mestre Ji Han Jae no ano de 1959, é um sistema híbrido (duro-suave) que utiliza todo o tipo de técnicas para sair ileso de uma situação de perigo.

 

Hapkido significa:

Hap - União
Ki - Energia
Do - Caminho

 

Poderíamos traduzi-lo literalmente, como o caminho para a união de toda a energia. Ou dito de outra forma: a união das energias, tanto física como mental.
No Hapkido treinam-se as 3 distâncias reais de combate: longa (distância onde se aplicam patadas e saltos); média (onde as mãos são utilizadas através de golpes, manipulação de pontos nervosos, luxações, projecções, estrangulamentos, etc) e a distância curta ou corpo a corpo, tanto de pé como no solo.
Esta arte baseia-se em três princípios fundamentais:

WON: Princípio do círculo - tendência do círculo para desviar a energia do adversário e aproveitá-la para controlá-lo ou vencê-lo.

YU: Princípio da água - penetrar na defesa do adversário e neutralizá-lo, utilizando tanto técnicas brandas como duras.

WHA: Princípio da harmonia - equilíbrio entre as técnicas duras-suaves, harmonia e equilíbrio entre mente e corpo.

As técnicas de defesa e ataque do Hapkido podem ser divididas em 4 grupos distintos:

CHIGUI SUL: Golpes com as mãos, estrangulamentos e manipulação/ataque a pontos de pressão nervosos.
KOKKI SUL: Luxações e imobilizações.
DONCHIGUI SUL: Projecções, desequilíbrios e rasteiras.
JOK SUL: Técnicas de patadas, saltos e joelhadas.

A grande diferença para outras Artes Marciais, é que o Hapkido não é um desporto, mas sim uma Arte Marcial pura. Não é ensinado como marcar pontos, mas como sobreviver a uma situação de perigo. Por isso no Hapkido, não existe o combate livre, pois são utilizadas uma grande variedade de técnicas, muitas delas com grande probabilidade de causarem lesões graves se aplicadas com intensidade máxima.
É uma Arte Marcial eminentemente prática, pois não existem Katas ou Poomses. Desde o início das aulas, o aluno realiza técnicas práticas de defesa pessoal. Ao nível de Cinturão Negro começam a ser estudadas as armas tradicionais coreanas.

As armas podem ser divididas em dois grandes grupos que representam as Artes Marciais clássicas da Historia da Coreia:
Bulkyo Moo Sul: Artes dos Monges Coreanos, nas quais se manejavam o Dang Bong (bastão curto), Chang Bong (bastão comprido) e Dan Jang (bastão médio).
Kung Jung Moo Sul: Artes da Côrte-real nas quais se manejavam o Po Bak (corda), Kum (sabre) e Dan Kum (faca).

Existem quatro formas básicas de aplicação do arsenal técnico do Hapkido:
Mãos vazias contra mãos vazias.
Mãos vazias contra armas.
Armas contra mãos vazias.
Armas contra armas.

Existem duas diferenças substanciais entre o Sin Moo Hapkido e o Hapkido tradicional.
O Doju-Nim Ji Han Jae desenhou para o Sin Moo Hapkido um inteligente programa de 25 patadas básicas que se combinam em diferentes passos (steps). Também estas se combinam entre si, além das variadas técnicas de patadas especiais rotativas, em salto, e rasteiras. Todas as escolas de Ji Han Jae são conhecidas pelas suas devastadoras e eficientes técnicas de patadas coreanas, muito baseadas no antigo Saramdo-Taekyon.

 

Sin Moo significa:
SIN - mental
MOO - arte marcial.
 

Sendo assim o nosso estilo significa literalmente "Hapkido a Arte Marcial Mental", fazendo clara referência à importância do treino de técnicas para desenvolvimento do "Ki" (força interior). Estas técnicas estão baseadas Numa verdadeira filosofia de vida baseada num conceito que pode ser chamado de “três em um” os parâmetros físico, mental e espiritual que unidos formam um “super eu”.
A representação gráfica do Hapkido, utiliza uma águia que agarra uma flecha com as suas garras, este símbolo foi criado pelo Doju-nim Ji Han Jae nos anos 60.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.