Kombatan

 

 

O que é o Kombatan Arnis?

O Kombatan é uma arte marcial filipina que combina diversos estilos clássicos e modernos.

O estudante aprende diversas aproximações a ataques diferentes. Os exercícios que melhoram os reflexos e as reacções dos estudantes são muito importantes no treino.

Geralmente, a primeira coisa que é ensinada em artes marciais são técnicas de uma posição específica. Por um lado, isto ajuda a aprender mas, por outro, estudar desta maneira requer anos da prática para poder usar estas técnicas no combate livre.

Ao contrário de muitas artes marciais asiáticas, os estudantes de Kombatan aprendem primeiro a usar as armas e depois a defender-se contra elas.

Esta filosofia é baseada extensamente na cultura filipina, onde as mulheres e os homens usam espadas e facas no seu trabalho diário. É por isto que nas Filipinas é mais popular defenderem-se com uma arma do que sem ela. Treinar com bastões é também mais seguro do que treinar sem eles (quando se treina sem armas, socos e pontapés são executados no próprio corpo). Quando o estudante aprende a defender-se de encontro a uma arma, é depois mais fácil aprender a defender-se de encontro a um oponente desarmado.Além de armas, o Kombatan inclui técnicas de mão vazia. As técnicas de mão vazia são baseadas nos trajectos das armas. A arma é somente uma extensão da mão.


"O Kombatan combina diversas artes marciais filipinas e focaliza-se na reacção instintiva."


É baseado em 12 ângulos de ataque. Estes ângulos têm 12 maneiras básicas de contra-ataque (com pés, mãos ou armas). Os estudantes aprendem diversos golpes com os braços, pontapés, bloqueios, chaves, varrimentos, projecções, quedas, contra-ataques e desarmes com e sem armas (baston, doble-baston, facas, dulo-dulo), trabalho de pés, exercícios com combinações de armas (uma arma diferente em cada mão) e luta corpo-a-corpo.

O Kombatan é especialmente apropriado para adultos que desejam aprender uma arte marcial moderna que ensine reais e valiosas técnicas de auto-defesa. Em consequência de anos de estudo e de desenvolvimento, as técnicas e estratégias mais eficazes foram reunidas no Kombatan. O nosso objectivo é fornecer aos estudantes um sistema eficaz, baseado em técnicas de combate, e na sua aplicação à defesa pessoal.


V A N T A G E N S DO K O M B A T A N

1. Sistema eficaz e realista de defesa pessoal que combina todos os estilos de combate no solo, com armas e desarmado.
2. Os estudantes aprendem a mover-se com fluidez - para não responder à força com força.
3. Os estudantes são incentivados a aplicar as técnicas e o estilo de movimento mais apropriado a si próprio.4. Ensina a relaxar enquanto se treina.

5. Melhora a coordenação motora - o treino desenvolve a ambidextria.6. Manutenção física adequada.

7. Melhora os reflexos e a observação - os estudantes aprendem movimentos evasivos (as também chamadas esquivas), controlo e neutralização do oponente.8. Aumenta a confiança, a auto-estima, a força do carácter e a paz da mente.9. Pertence a uma organização Mundial - I.P.M.A.F. (International Philippine Martial Arts Federation) - devidamente reconhecida e respeitada.

Sobre o Supremo Grão Mestre Ernesto A. Presas

Ernesto Amador Presas nasceu em Hinigaran, Filipinas em 20 de Maio de 1945. Começou o seu treino em artes marciais filipinas na idade de oito anos com o seu pai, José Presas. O Supremo Grande Mestre (S.G.M.) Ernesto Presas é um atleta multi-facetado. Era também um atleta escolar em atletismo, em futebol e em basquetebol.

O seu treino nas artes marciais é variado:· (10º Dan ) em Arnis, Lakan Sampu.
· (10º Dan) Mano-Mano,Lakan Sampu.
· 10º Dan em armas filipinas.
· reconhecido como um perito em judo, jujitsu, Bo Jitsu, Kendo, Tonfa, Sai, NunChaku, Balisong, e karate.

 

Quando era jovem o seu sonho era desenvolver a arte, visto ser uma parte integral da história e da cultura filipina. Entretanto, percebeu que os sistemas clássicos apresentavam um apelo limitado aos que vivem no mundo moderno. Analisando a estrutura conceptual dos sistemas clássicos, revolucionou as artes marciais nativas e criou um sistema eficaz completo de luta que agrada aos estudantes de artes marciais da sociedade contemporânea. O ponto de viragem para G. M. Presas veio em 1970.

Começou a ensinar na Universidade das Filipinas, Universidade de Santo Tomas e o Liceu das Filipinas. No mesmo ano, foi convidado a ir ao Japão demonstrar a arte de Arnis na "Expo 70." Desafiado para comparar Arnis aos estilos de sabre do Japão, ganhou rapidamente o respeito dos mestres japoneses que chamaram à sua arte: “o Kendo filipino”.Após o retorno a Manila, estabeleceu o seu primeiro Dojo.

Mais tarde nesse ano, o G.M. Presas fundou a Associação Internacional de Modern

Arnis das Filipinas e a Associação internacional de ARJUKEN (Arnis-Jujutsu-Kendo) para propagar formalmente a arte nativa dentro das Filipinas.

As suas artes marciais expandiram para incluir classes na Universidade de Santo Tomas, Faculdades Central das Filipinas, Academia militar, Academy nacional da polícia e a Escola de Oficiais da força aérea das Filipinas.

O Grandmaster Presas ansiou entretanto introduzir as artes marciais filipinas no mundo exterior. Em 1975, fundou a Internacional Philippine Martial Arts Federation (IPMAF) - á qual somos filiados. Nessa altura o seu estilo e técnicas de Presas Arnis começou a ser adoptado extensamente em vários países.

 

Em Portugal tudo começou em 2003 através do GM Jürg Ziegler e depois mais tarde, em 2006, obteve um forte impulso com a aprendizagem directa dos ensinamentos do SGM Presas.

 

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.